A Perspetiva Imobiliária Porto apresenta uma análise do mercado de ocupação e investimento no Porto ao longo de 2018. O relatório realça o forte dinamismo que se tem vindo a observar na cidade, e que colocou o Porto no radar internacional.

  • O mercado de escritórios regista uma atividade sem precedentes com um aumento de 320% na ocupação de espaços empresarias. Os setores de IT e I&D são os principais impulsionadores. Uma procura robusta e uma escassez de imóveis para arrendar provocou um aumento de 18% na renda prime.
  • A venda de casas deverá, em 2018, exceder os níveis registados no início do século. Os preços continuam a aumentar, atingindo valores recorde na região.
  • O Porto foi considerado o 10º melhor destino para Erasmus e esta posição reflete-se no aumento de 26% verificado no número de estudantes estrangeiros inscritos em 2017/18. O número de residência com operação especializada é ainda muito reduzido, mas existem cerca de 3,000 camas em processo de licenciamento.
  • O turismo mantém um crescimento expressivo com um aumento de 10,5% nos passageiros desembarcados no aeroporto da cidade até setembro de 2018 e uma subida de 8% no RevPAR
  • O crescimento do turismo e a reabilitação de diversos edifícios continuam a dinamizar o comércio de rua. Abriram 30 novas lojas nas principais artérias comerciais da cidade nos primeiros nove meses do ano.