DESCARREGUE O REPORT


Iniciamos o ano de 2022 com otimismo e confiança. A segunda metade de 2021 refletiu uma franca recuperação em todos os segmentos do imobiliário e inclusive máximos históricos em alguns indicadores. Nesta sexta edição do relatório Tendências do Mercado Imobiliário projetamos a manutenção do crescimento em 2022 e a aproximação, ou mesmo regresso, aos níveis pré-pandemia na generalidade das classes de ativos.

Por um lado, os fundamentos de ocupação são robustos. Verifica-se uma procura sólida, rendas e preços de venda a aumentar e um pipeline interessante de novos projetos. Por outro lado, continua a existir uma liquidez elevada para investir no mercado imobiliário tanto na promoção de projetos como na aquisição de imóveis com rendimento. Vemos novas classes de ativos a emergir, como a habitação acessível, as residências para seniores e os data centres, e outras em forte crescimento, nomeadamente a logística e as residências de estudantes.

A sustentabilidade vai ter em 2022 um destaque particular, com proprietários, operadores e ocupantes dos edifícios a alinharem em estratégias de ESG.