Richard Morgan, concorrente do Reino Unido, foi o grande vencedor da 11ª edição do concurso da CBRE, “Urban Photographer of the Year”. A sua imagem Para onde está a olhar? captou uma multidão a olhar fascinada para uma atração turística, onde sobressai um olhar direto para a câmara, numa rua em Poznan, na Polónia.


Com mais de 80 mil participações de 180 países de todo o mundo, esta edição do concurso “Urban Photographer of the Year” fica marcada como a maior e mais abrangente de sempre. A competição, que mostra imagens poderosas sobre o dia-a-dia nas cidades, é realizada anualmente pela CBRE. Este ano, fotógrafos amadores e profissionais foram desafiados a capturar momentos de ligação e interatividade urbana através do tema Cidades em movimento: Pessoas, Lugares e Perspetivas.


Mel Chennell, também do Reino Unido, venceu a categoria Mobile. A fotografia Verdadeiramente conectados? mostra uma estação de comboios em Londres e incentiva o espetador a questionar o verdadeiro significado das ligações entre o mundo físico e o digital.


A competição distinguiu ainda diversos vencedores regionais. O vencedor mundial foi premiado com uma viagem com enfoque na fotografia, para duas pessoas para um destino à escolha. Os restantes prémios incluem drones para os vencedores regionais e um pack GoPro para o vencedor da categoria Mobile.

Em reconhecimento de todas as fotografias apresentadas, a CBRE doou cerca de 11.500à Plan International, parceiro de cariz social da CBRE para a região EMEA.