Relatório | Intelligent Investment

Portugal Market Outlook 2024

janeiro 31, 2024 20 Minuto Read

shutterstock 1160514851

Procura um PDF com este conteúdo?

Assim como em 2022, vários fatores de incerteza pairaram sobre o mercado em 2023. O investimento global no mercado imobiliário teve uma queda significativa em comparação com o ano anterior, motivada, principalmente, pela recessão económica e pelas taxas de juros elevadas. Isso fez com que os investidores continuassem a adotar uma política de investimento mais conservadora ao longo do ano.

No entanto, a previsão para 2024 é mais otimista. Esperamos assistir a um aumento no volume de investimentos de até 15% em comparação com 2023, com a atividade a aumentar, sobretudo no segundo semestre do ano. A reavaliação provavelmente será menor do que em 2023, o que ajudará a impulsionar os níveis de investimento.

A disponibilidade de produtos permanece baixa em quase todas as classes de ativos tradicionais, o que deve continuar a impulsionar o aumento dos arrendamentos em escritórios e logística. Existem também vários setores em fase inicial de desenvolvimento, como as residências de estudantes, residências para idosos, cuidados de saúde e agribusiness, onde podem ser encontradas várias oportunidades de negócios.

É inegável que a sustentabilidade está na agenda, tanto dos proprietários quanto dos ocupantes. No entanto, a CBRE acredita que ainda há um longo caminho a percorrer quando se fala em certificações.

Em 2024, continuaremos a fazer parte da evolução das nossas cidades.

Saiba mais neste relatório.