Relatório | Intelligent Investment

European Lender Intentions Survey 2025

junho 16, 2025

European Lender Intentions Survey 2025

Sumario Executivo

Faça download do PDF e tenha acesso ao conteúdo completo

O European Lender Intentions Survey apresenta uma visão geral do panorama do crédito imobiliário comercial na Europa, destacando as expectativas dos credores, setores de preferência e principais termos de empréstimo. O relatório também analisa as intenções de subscrição e a crescente importância do fator sustentabilidade para o mercado.

A pesquisa revela otimismo em relação ao mercado, com a maioria dos inquiridos a antecipar um aumento da atividade de crédito em 2025.

Figura 1: Os credores prevêem aumentar a sua atividade em 2025 relativamente a 2024.


percentage increase icon
~€70bn
De volume de originação previsto para 2025
icon of tower blocks
200bps
As margens medianas diminuíram significativamente, com a maioria dos setores abaixo dos 200 pontos base e o quartil superior entre os 150 - 180 pontos base
icon of an industrial unit
48%
dos inquiridos selecionaram o setor Multifamily como o setor preferencial para a concessão de empréstimos em 2025

Principais considerações:

  1. Sentimento dos credores: Apesar da incerteza geopolítica, os credores estão mais otimistas do que no ano passado, com o refinanciamento a impulsionar a atividade de empréstimos devido a vencimentos significativos de empréstimos em 2025.

  2. Diversificação: Os credores estão dispostos a financiar setores alternativos, como habitação para idosos, co-living e habitação social, bem como setores emergentes, como logística de frio.

  3. Métricas de empréstimos: Em todos os setores, os bancos relatam margens ligeiramente mais favoráveis que os credores não bancários, que geralmente estão mais dispostos a fornecer financiamento a activos com perfil de risco mais elevado ou com menor liquidez.

  4. Hedging: Muitos credores esperam manter critérios de subscrição semelhantes aos do ano passado, mas alguns credores estão preparados para adotar critérios mais agressivos em 2025. A maioria dos credores procura proteger uma proporção maior dos seus empréstimos seniores, principalmente através de Caps e Swaps.

  5. Foco em sustentabilidade: Mais de 70% dos credores não financiarão ativos que não cumpram os critérios de sustentabilidade ou que não tenham um plano de negócios para os melhorar, e cerca de um terço ofereceria reduções de margem para ativos sustentáveis.

Figura 2: De que forma os critérios de sustentabilidade afectam a concessão de empréstimos?

 
Source: CBRE Research

Critérios de pesquisa 

O questionário Lender Intentions 2025 da CBRE foi realizado entre os dias 24 de março e 25 de abril, recolhendo insights de 143 inquiridos baseados na Europa com perfis diversos. A janela de pesquisa abrangeu o período imediatamente antes e após o anúncio feito pelos os EUA relativamente às tarifas recíprocas, a 2 de abril e uma pausa de 90 dias logo em seguida.

Contacto